Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Trabalho de Campo para Itu, Salto e Porto Feliz

No trabalho de Campo realizado no dia 1º de Abril de 2015 com estudantes da Licenciatura em Biologia, sob coordenação dos Professores André Santos (Geografia) e Jandui Amorim (Biologia), visitamos o Parque Geológico do Varvito, localizado na cidade de Itu, o Parque da Rocha Moutonnée na cidade de Salto e também o Parque das Monções na região central do município de Porto Feliz. O objetivo do trabalho de campo foi verificar as estruturas geológicas que compõe a formação dessa região caracterizada pela transição entre a Planalto Atlântico e a Depressão Periférica por onde corre o Rio Tietê, formações sedimentares e outras feições geológicas que remetem à momentos como a separação dos continentes puderam ser observadas e discutidas com os estudantes. 


PARQUE GEOLÓGICO DO VARVITO - Itú/SP

A visita ao Parque Geológico do Varvito na cidade de Itu-SP ilustra formações produzidas em um período glacial do passado, evidenciando a atividade tectônica como fator importante à compreensão desta paisagem que remonta a existência de um período glacial anterior neste mesma região do Estado de São Paulo. Os paredões de Varvito demonstram o processo de formação das Rochas Sedimentares, passando pela erosão, deposição e sedimentação, gerando os estratos que podem ser verificados ao observarmos os paredões do Parque.
Estratificações muito horizontais, sem muitas deformações, indicam ambientes calmos com processos lentos de deposição de sedimentos similar à decantação, como ocorre por exemplo em um Lago.
Essa feição pode remontar ao período Paleozoico há aproximadamente 270 milhões de anos, quando houve um período de Glaciação.
Cada camada do Varvito nos indica também características climáticas relacionadas à diferentes estações do ano, sendo as camadas grossas formadas por areia e as camadas finas compostas por argila e matéria orgânica, sendo a areia depositada durante o Verão e a argila com matéria orgânica durante o Inverno compondo um ambiente que podemos chamar de Glacio-Lacustre.
Ranhuras e marcas na superfície dos paredões do Varvito podem indicar a presença de vida neste Lago que existiu durante o período glacial, são os chamados Icnofósseis, espécies invertebradas que se moviam no fundo do lago deixando seus rastros, já que os mesmos foram extintos no final do período Paleozoico no contexto da proliferação dos répteis no ambiente.
Além das camadas de sedimentação que observamos no Parque também foi possível verificar a existência de fraturas nas rochas, estas do período Cenozoico/Mesozoico durante a separação da África/América, causando as fraturas como consequência do tectonismo envolvido neste processo.

PARQUE DA ROCHA MOUTONNÉE - Salto/SP

A principal atração do Parque é a Rocha denominada "Moutonnée", que do francês faz menção às estrias similares à lã do carneiro, sendo esta rocha um Granito de feição estriada rara e por isso podendo ser apenas contemplada no Parque, sem que os visitantes possam toca-la. O que torna este Granito diferente dos demais são suas características específicas:

- Foi descoberto em 1946 e teve o nome originado de acordo com a feição estriada.

- Se situa numa região abundante em granito na área de transição entre o Planalto Atlântico e a Depressão Periférica.

- Possui um formato similar à de um "carneiro deitado".

- Evidencia um período de glaciação ocorrido há aproximadamente 270 milhões de anos.

- Guarda as estrias causadas pelo deslizamento de geleiras sobre sua superfície, de maneira que podemos encontrar um exemplar similar a esta rocha na Austrália.

Em princípio este granito se formou como rocha intrusiva, mas aflorou por ação do intemperismo e também pelo tectonismo ocorrido na região, atualmente vemos apenas 1/5 da rocha que embora não seja tocada sofre um acelerado processo de erosão por estar exposta às intempéries. Outra informação importante é que as evidências indicam que a geleira do Varvito que vimos em Itu tenha passado primeiro por Salto sobre a Rocha Moutonnée.

Granito - datado de aproximadamente 600 milhões de anos.
Estrias - datadas de aproximadamente 270 milhões de anos.

No Parque, em razão destes afloramentos, temos a presença de um solo raso e rochoso e por essa razão a presença de espécies de Mata Atlântica mas também do Cerrado, tal como as cactáceas adaptadas à solos rasos como o Mandacaru e o Xique-Xique.

PARQUE DAS MONÇÕES - Porto Feliz/SP

O Parque das Monções se situa na área central do município de Porto Feliz, é aberto ao público e abriga acesso ao trecho utilizado pelos Bandeirantes para lançar as embarcações que permitiriam as bandeiras rumo ao interior, além disso guarda também a presença de um Paredão Salitroso com formação fluvial relacionada ao Rio Tietê num período anterior ao soerguimento do Planalto Atlântico na região limítrofe com a hoje conhecida Depressão Periférica à partir da qual o Tietê começa a se tornar navegável. Embora o Paredão demonstre uma bela e interessante feição geológica sedimentar, ainda não há uma datação exata que nos remeta com certa precisão ao período de sua formação.

Confira abaixo algumas fotos do Trabalho de Campo:




Parque Geológico do Varvito - Itu/SP









Icnofósseis - evidências de vida no fundo do lago do período Paleozoico.







Fratura (rachadura) provocada pelo tectonismo.



Ambiente glacio-lacustre indicando em cada camada uma estação de verão/inverno
A deformação das camadas pode indicar movimentação das águas do lago.



Seixo Caído: pode ter sido depositado pela ação de um Iceberg




Rocha Moutonnée: um dos raros exemplares existentes na Terra

Descoberta em 1946 é um tipo de granito

Estrias na superfície da rocha indicam deslizamento de geleiras

Rocha Intrusiva cujo afloramento se deu por meio do intemperismo e do tectonismo









Salto do Rio Tietê em sua última cachoeira na transição entre
o Planalto Atlântico e a Depressão Periférica - Salto/SP 





Solo raso parecido com solo do Cerrado e espécies adaptadas
à esses solos como Mandacaru e o Xique-Xique








Rio Tietê: poluído, mas um pouco melhor
do que o trecho da cidade de São Paulo












Parque das Monções - Porto Feliz/SP





Paredão Salitroso formado por erosão fluvial












EQUIPE DO BLOG DA MONITORIA